APRENDIZAGEM ATIVA
O nosso projeto visa dar resposta ao que as crianças devem fazer e aprender para beneficiar o seu desenvolvimento e sucesso numa perspetiva de longo prazo.
A NAU visa dar continuidade à Escola Traquinauta de Carcavelos, pelo que continuaremos a apoiar-nos no essencial da abordagem pedagógica High Scope, complementando esta estrutura com um conjunto de recursos e estratégias associados à abordagem pedagógica Flipped classroom.
A abordagem do modelo curricular High/Scope, estudado, monitorizado e validado ao longo de 40 anos, comporta dois fundamentos principais. O primeiro é que a criança deve estar ativamente envolvida na aprendizagem e construir o conhecimento a partir da interação com o mundo que a rodeia: com pessoas, materiais e ideias. O segundo, é que o papel dos adultos que ensinam ou orientam consiste em apoiar as crianças na construção da sua própria compreensão do mundo.
Este modelo tem subjacente componentes fundamentais que passam por proporcionar à criança, quer um ambiente físico estimulante para trabalhar e brincar, quer uma rotina diária consistente que comporte o processo de planear-fazer-rever, interações positivas entre adulto e criança e ainda a avaliação diária da criança baseada no trabalho de equipa.
A abordagem flipped classroom ou aulas invertidas requerem uma redefinição e enorme preparação das próprias aulas e dos processos envolvidos, uma vez que é nas aulas que os alunos são incluídos de forma autónoma, em pares ou em pequenos grupos e com recurso a materiais manipulativos ou recursos tecnológicos na resolução e colocação de problemas, construindo o conhecimento com o apoio dos professores.
Por considerarmos de maior importância os processos a levar a cabo, ainda antes de iniciar as atividades na nova escola, a Instituição contratou uma equipa com o objetivo de criar e desenvolver um currículo de processos que detalham as possibilidades de apropriação de conteúdos pelas crianças. Acreditamos que o currículo de processos construído vai facilitar as práticas e a linguagem comum dos profissionais.
O nosso projeto pedagógico tem como objetivo ativar a responsabilidade individual das crianças na resolução de problemas para a construção de um mundo melhor, praticando. Vamos alicerçar as nossas práticas na promoção de um ambiente positivo, de respeito e vínculo tendo subjacente:
A aprendizagem ativa como elemento central à aprendizagem

Para que a aprendizagem ativa e participativa ocorra são necessários 5 ingredientes inerentes a todas as atividades propostas:
- Materiais, suficientemente interessantes, abundantes, diversificados, apelativos e com diversos fins, isto é, que podem ser usados de diversas formas e que ajudam as crianças a ampliar as experiências e a estimular o seu pensamento.
- Manipulação, as crianças manipulam, analisam, combinam e transformam materiais e ideias. Os conceitos constroem-se face ao que na realidade constataram com intervenção direta das suas mãos e pensamentos.
- Escolha, as crianças escolhem materiais e parceiros, alteram e constroem a sua brincadeira e ideias, planeando atividades de acordo com os seus interesses e necessidades.
- Linguagem e pensamentos das Crianças, as crianças descrevem o que fazem e o que pensam. Comunicam verbalmente e não verbalmente o que pensam acerca das suas ações e modificam o seu pensamento, levando em consideração as suas próprias aprendizagens.
- O adulto proporciona andaimes (extensões do conhecimento), os adultos encorajam os esforços das crianças e ajudam-nas a ampliar o seu trabalho. Conversam com as crianças acerca do que fazem, juntando-se nas suas brincadeiras, e apoiando-as de forma criteriosa na resolução de problemas, oferecendo-lhe “extensões de conhecimento” que permitem a transição natural para um nível de desenvolvimento acima.
Enfase na qualidade dos processos de aprendizagem
(High Scope, flipped classroom, etc.)
Está provado que as predisposições para aprender, isto é, os hábitos da mente ou também estradas da mente, nomeadamente a tendência para reagir a determinadas situações fazendo perguntas ou mostrando persistência perante uma tarefa difícil enfraquecem insidiosamente quando os processos de ensino são pobres, mesmo que no curto prazo revelem resultados positivos.
Os processos que pretendemos levar a cabo além de terem em comum os ingredientes da aprendizagem ativa, mencionados, têm também em atenção:
- A dinâmica da motivação das crianças e respetivo empenho;
- O potencial conhecimento prévio de cada criança, e o seu estádio de desenvolvimento, indispensável para o relacionamento dos saberes anteriores com os saberes novos e a incorporação e apropriação de conhecimentos;
- A seleção da informação relevante, organizando-a de modo a poder ser gerida pelas crianças em termos de aprendizagem, nomeadamente previmos dispor de uma enorme plataforma digital que disponibilize conhecimento, jogos e atividades facilitadoras de aprendizagem.
- A diversidade das atividades. Quanto mais diversificadas forem as abordagens a um tema, quanto mais diferenciadas as tarefas, maior é a motivação, a concentração e melhor decorrem as aprendizagens;
- A planificação e a organização, são essenciais para uma aprendizagem bem-sucedida. Acreditamos num trabalho por etapas, devidamente apoiado por “andaimes” e adultos bem preparados que vão avaliando os resultados de forma a tornar os processos mais eficientes. Em conjunto, a planificação e a organização, promovem o controle dos processos de aprendizagem e, deste modo, a autonomia de cada criança.
- A cooperação, a aprendizagem cooperativa, ao implicar a interação e a ajuda mútua, possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e elaborada.
Outros fatores de diferenciação como:
Bilinguismo | Ensino musical integrado | Mindfulness
